Foco e escopo 

A Revista eletrônica Evidência & Enfermagem (ISSN: 2526-4389) é destinada a divulgar trabalhos científicos da profissão através de pesquisas críticas, reflexivas e baseadas em evidências. A revista eletrônica possui periodicidade semestral e segue valores pautados na ética, engajamento, verdade e auto desenvolvimento.

Nossa missão é contribuir para o reconhecimento e valorização da enfermagem como ciência por meio de publicações atuais pautadas no cuidar em saúde. 

Políticas de seção

1. Artigos originais

2. Artigos de revisão

3. Artigos de reflexão

4. Relato de experiência

5. Relato de caso

6. Artigo de Nota prévia

7. Resenha de livro

Manuscritos

1- Artigos Originais

Deve abordar resultados de pesquisas relevantes para a área de enfermagem. As pesquisas devem ser de natureza quantitativa e/ou qualitativa e não pode ultrapassar três anos da data de coleta de dados. Deve limitar-se a 7000 palavras (excluindo título, resumo, tabelas, figuras e referências).

2- Artigos de revisão (sistemática ou integrativa)

Estudos ordenados, críticos e reflexivos referentes a um determinado problema específico. O conteúdo dever aprofundar no objeto de investigação e não ultrapassar três anos da data de coleta de dados. Serão aceitos artigos com até 4.500 palavras, excluindo título, resumo, tabelas, figuras e referências (sem limites em relação ao número de referências).

3- Artigos de Reflexão

Considerações atuais, teóricas aprofundadas no contexto da enfermagem. Deve haver dialogo rigoroso entre autores para apresentação dos diferentes pontos de vista. Exige rigorosamente no máximo 2500 palavras (excluindo título, resumos e referências).

4- Relato de experiência

Pesquisa descritiva que apresenta uma reflexão sobre uma ação vivenciada no âmbito profissional e que seja de interesse científico. Deve ser realizada por docentes e/ou estudantes (pós-graduação e/ ou graduação) e não deve ultrapassar dois anos da data de elaboração. Deve conter até 2500 palavras (excluindo título, resumos e referências).

5- Relato de caso

Recomenda-se que os relatos de caso estejam relacionados com situações raras, nunca ou pouco descritas na literatura. Deve ser realizada por docentes e/ou estudantes (pós-graduação e/ ou graduação) e não deve ultrapassar dois anos da data de elaboração. 

6- Nota prévia

Deve conter informações relevantes alcançadas através de pesquisas originais, trabalho de conclusão de curso, dissertações ou teses. Exige rigorosamente no máximo 1500 palavras (excluindo título, resumos e referências). Deve conter Título, Introdução, Objetivos, Métodos, Resultados Esperados e Referências.

7- Resenha de livro

Resumo dos principais aspectos relevantes de um livro ou capítulo que seja de interesse para a Enfermagem. Deve ter qualidade no conteúdo e limitar-se a 1.000 palavras. 

Avaliação

Este processo será gerenciado pelo editor-chefe da revista. Após avaliação das conformidades relacionadas as normas de submissão, o artigo será direcionado para dois especialistas (revisão por pares), conforme experiência do revisor com a temática do estudo. Ao final, os avaliadores deverão emitir um parecer conforme os critérios estabelecidos no arquivo abaixo:

O tempo estimado para o primeiro parecer da Revista eletrônica Evidência & Enfermagem é de aproximadamente 90 dias, podendo o manuscrito ser (1) aceito; (2) aceito, porém com solicitação de ajustes; ou (3) recusado.

Periodicidade

Semestral.

Idioma para publicação

Português.

Política de preservação digital

Todo conteúdo da Revista eletrônica Evidência & Enfermagem é salvo e protegido por meio de Backup mensal na plataforma Google DRIVE. 

Taxas

Não há taxas de submissão. Quando o artigo for aceito para publicação, a Revista eletrônica Evidência & Enfermagem cobrará um valor de R$ 50,00 para cobrir os custos de editoração e registro DOI. 

EDITOR

André Luiz Alvim. E-mail: revistaevidencia.enfermagem@gmail.com 

DOI: 10.26544   

Editor chefe: André Luiz Alvim